quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O PODER DA DANÇA

Ensaiar uns passos com ou sem companhia é receita de saúde.

 
Para quem quer perder alguns quilinhos, ganhar flexibilidade e de quebra melhorar o humor, não precisa pensar muito, tudo aponta para a prática de um exercício que não precisa de hora marcada nem lugar próprio. Com apenas uma música de fundo, solte todos os músculos e coloque o esqueleto para mexer. É isso mesmo! A dança pode fazer tudo isso pelo seu corpo e por você. Todos os ritmos promovem uma queima calórica, aproximadamente de 4 a 6 calorias por minuto. Claro, movimentos moderados queimam menos e avançados ou intensos mais. O que sempre ressalto é a importância de não iniciar com danças de muita intensidade. O melhor é começar com uma dança moderada e gradativamente avançar para outra que promove um gasto maior de energia.

Uma dica é certa: Escolha uma dança que te faça feliz. A queima calórica é consequência de uma atividade física equilibrada, de uma alimentação saudável e muita alegria no coração. E, o melhor, ao se sentir bem com a atividade você a fará por prazer e não por obrigação. Facilitando a pratica.
Já fiz diversos cursos para entender e poder ensinar o que há de melhor em cada estilo de dança. Assim, selecionei algumas que podem ser um ótimo começo e as suas qualidades: - Ritmos cubanos (mambo, rumba): são ótimos para exercitar a sensualidade;

- Salsa, merengue e o axé: Excelentes para quem é muito tímido e quer se soltar;
- Flamenco: Com seus movimentos firmes e bem delineados é a pedida para quem quer aumentar a autoconfiança;
- Samba, de preferência descalço: Além de definir e enrijecer toda a musculatura é ótimo para quem quer se soltar no salão.
- Dança do Ventre: Apesar de movimentar todos os músculos em menor intensidade, promove um grande enrijecimento, devido as contrações. Também trabalha o lado sensual da mulher, que precisa alinhar as expressões corporais e faciais para dançar corretamente;- Dança indiana: Excelente para tudo. Mas, devo ressaltar o equilíbrio postural que esta dança promove, é perfeito. Se tratando da parte muscular, todas as danças têm ênfase nos membros inferiores e trabalham resistência cardiorespiratória. Porém, para quem pratica ou quer optar por danças que necessitam de um par (danças de salão) é importante fazer outros ritmos soltos. Pois, para trabalho de própriocepção (equilíbrio) são danças incompletas, o par se transforma em um apoio. Danças que necessitam de calçados, como sapatilha ou sapatos, também devem ser alternados com danças que permitam que os pés fiquem diretamente no chão, esse contato é excelente para os ossos. Se ainda restaram dúvidas sobre qual estilo escolher, indico como início o samba, a dança do ventre e a indiana, que na minha opinião é a mais completa. Agora, ligue o som e coloque os pés para trabalhar!




Cecilia Faipó
É personal trainer e criadora do vídeo "Domestic Move - Fique em Forma Com Seus Utensílios Domésticos".
Para saber mais, acesse: www.espairecer.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário