domingo, 25 de janeiro de 2009

REFORMA ORTOGRÁFICA

Depois de 18 anos, o Acordo Orográfico da Língua Portuguesa saiu da teoria para entrar na prática.
No dia 16 de dezembro de 1990, em Lisboa, foi assinado o Acordo por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné – Bissau, e Moçambique. Em 2004, após conquistar a independência da Indonésia, Timor Leste também aderiu a esse acordo.
No Brasil, a reforma da língua foi aprovada no dia 29 de setembro de 2008. As novas regras entraram em vigor no dia 01de janeiro de 2009, e teremos ate o dia 31 de dezembro de 2012 para se adaptar.
A língua portuguesa é o sétimo idioma mais falado do planeta. E de acordo com o governo brasileiro, a reforma ortográfica pretende simplificar e unificar a grafia entre os diferentes países que falam português. No discurso de assinatura do acordo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse o seguinte: “[O acordo ortográfico] É o reencontro do Brasil com suas raízes mais profundas. Como avançar sem fortalecer a língua, como produzir bens culturais e didáticos sem uniformidade?”. Especialistas apontam que a unificação do idioma pode facilitar a assinatura de documentos diplomáticos, o comércio exterior e a cooperação entre os países de língua portuguesa.


Principais mudanças
Alfabeto
Trema
Acentuação
Hífen

Nenhum comentário:

Postar um comentário