domingo, 4 de julho de 2010

Entrevistando... Rafa - Troupe Parabolandos

Hoje o post é especial, pois estamos lançando o “ENTREVISTANDO”. Com esse nome já da pra saber do que se trata né... E vocês também podem indicar um assunto, ou alguém para ser entrevistado...
E nossa 1ª entrevista é com o Rafael Marcondes, da Troupe Parabolandos.
Ele nos fala sobre a trajetória desse grupo teatral que já esta há 5 anos na ativa, e que vem crescendo cada vez mais...
 


JNT – Quando surgiu a Troupe Parabolandos e o porque do nome escolhido?
Rafa – A Troupe Parabolandos nasceu em 29 de setembro de 2005. O nome foi por causa de uma peça que eu e o Filé fizemos, onde eu era o “Para” e ele o “Bolando”, daí surgiu o nome do grupo.

JNT – Nesses 5 anos quantos espetáculos foram realizados e como foram feitos?
Rafa – O nosso primeiro espetáculo em 2005 foi “Cantata – O verdadeiro sentido do Natal”;
Em 2006 fizemos a “Peça – Cora e Ção”. Neste mesmo ano a Troupe começou a expandir e estreou a peça “O Manicômio”, espetáculo de maior repercussão da Troupe.
Em 2007 fizemos “O sexto Grau”, “O manicômio in Christmas”, “Coisas” e “A Iguana” (Sátira baseada no espetáculo “A Serpente” de Nelson Rodrigues);
Em 2008 foi “Deu a Louca no Manicômio” e no final do mesmo ano a Troupe decidiu experimentar um texto clássico do teatro do Absurdo, escolhendo, “A Cantora Careca” de Eugêne Lonesco.
Em abril de 2009 estreamos “Augusto, o Humano” e seu recente trabalho, “O Conto de Beatriz”.
Todos os espetáculos foram idealizados, pesquisados, escritos, desenvolvidos e produzidos pela Troupe Parabolandos.
 
JNT – Quem faz parte da Troupe Parabolandos?
Rafa – Atualmente a Troupe é formada por Rafa Marcondes, Keyla Godoy, Gell Marcondes, Darlan Filé Junior, Carol Portella, Pedro Gonçalves, Everton Hideo, e Fã-milia Parabolnados.
 
JNT – O que é a Fã – milia Parabolandos?
Rafa – A Fã-milia Paranbolandos é uma maneira que arrumamos de ficar, estar mais perto do nosso publico,é tipo um Fã clube. A fã-milia é aberta a todos que queiram ficar mais perto da troupe, alem disso, promovemos com ela apresentações especiais, festinhas, brindes, carterias com descontos nas peças de outros grupos, nas aulas de teateo e descontos em alguns comércios que são parceiros da Troupe.
 
JNT – Qual é o objetivo do grupo?
Rafa – Desde o seu início um dos objetivos da Troupe Parabolandos era formar um novo público para Teatro, composto principalmente por cidadãos que não tinham a oportunidade ou hábito de freqüentar estes eventos. Nossos textos são criados e desenvolvidos pelo grupo com o objetivo de promover a reflexão do público, de forma que a maioria dos roteiros, inusitados, procura expor o paradoxo, a incoerência, a ignorância, intensificando bem as neuroses e loucuras das personagens, com forte ironia. Um contexto bastante expressivo, trágico, cômico, aprofundado pela discussão psicológica de cada ser apresentado. Sua linha de trabalho segue, desde o inicio do grupo, o Teatro do Absurdo, e a partir do ano de 2009, começou uma pesquisa aprofundada sobre o comportamento humano com base na Psicologia Comportamental.
 
JNT – Como nasceu o Espaço Troupe Parabolandos?
Rafa – A partir de 2005 a Troupe passou a apresentar espetáculos teatrais, por meio dos quais conseguiu atingir sua meta de formar um novo publico, levando pessoas de todas as faixas etárias, desde a criança até o idoso. Enquanto desenvolvia esse trabalho a Troupe percebeu que a maioria dos jovens não sabe a importância de seu papel na sociedade, e entendemos que por meio da arte podem ter consciência de seus deveres como cidadãos, para levar uma informação cultural e educativa para seus bairros e círculo de convívio.
Pensando nisso o grupo sentiu necessidade de expandir e fomentar a arte e cultura na cidade de Suzano. Foi então que nasceu o Espaço Troupe Parabolandos.
Sendo o primeiro grupo na cidade a conquistar um espaço próprio, a Troupe tem como objetivo incentivar a cultura, não se limitando só ao Tetro, mas oferecendo também aulas de dança, música e desenho, e oferecer o acesso a ela para todas as classes sociais, e para que isso se concretize, é necessário que instituições privadas apóiem o projeto, pois assim o grupo pode ministrar todos os cursos sem custos para os alunos.
 
JNT – Quando o Espaço foi inaugurado?
Rafa – O Espaço Troupe Parabolandos foi inaugurado em agosto de 2009, e durante o período de aulas, com encerramento em dezembro, teve uma freqüência de 80 alunos, divididos entre os cursos. Cada turma fez sua finalização com uma apresentação específica e entrega do certificado. Os cursos são oferecidos de forma prática e com conteúdo relevante, por exemplo: O curso de teatro é dividido em quatro módulos de seis meses cada. Os Módulos contêm matérias práticas e teóricas sobre Interpretação, Jogos Dramáticos, Improvisação, Voz e Respiração, Corpo, Cenografia, Maquiagem, Figurino e Produção Teatral.
 
JNT – Qual é o custo para quem quer fazer o curso no Espaço?
Rafa – Como em qualquer outra escola de artes, com o valor simbólico de R$15,00 mensais. Mas no decorrer do trabalho, a Troupe percebeu ainda a importância de viabilizar de forma gratuita essas aulas à sociedade, e para tal, busca parceiros que compreendam a necessidade do apoio à cultura, entendendo que este é um dos maiores canais de informação, formação e transformação de indivíduos.
 
JNT – Quais os planos para 2010?
Rafa – Em 2010 a Troupe Parabolandos pretende aumentar o público de seu Espaço Cultural, e para tanto, além de ministrar o curso de teatro de 1° e 2° módulos com mais orientadores, também busca abrir vagas para cursos de música, desenho e dança, de acordo com a demanda de alunos.
E pretende ainda disponibilizar aos alunos e ao público a possibilidade de representação de espetáculos da Troupe Parabolandos, e possivelmente de grupos convidados, semanalmente, em dias e horários variáveis.

 
Troupe Parabolandos ... http://www.parabolandos.blogspot.com/
http://www.parabolandos.com.br/
http://twitter.com/parabolandos

Nenhum comentário:

Postar um comentário