Quando o verão chega ao fim, você começa a olhar as fotos das suas férias já com saudades, mas sorri, lembrando do quanto foi boa a temporada de calor na praia ou no clube, na companhia dos amigos e familiares. Porém, nas últimas fotos, uma surpresa: seu cabelo simplesmente não é mais o mesmo!
Com a cor opaca, arrepiado e frágil, perdeu completamente a vitalidade e agora parece ter vontade própria. Isso é resultado de muito tempo sob o sol, o mar, a piscina e... praticamente nenhum cuidado.
Difícil admitir, mas é a realidade. A boa notícia é que, apesar do pesadelo, é possível resgatar o vigor que se foi com a estação mais quente do ano. Basta somar cosméticos e ingredientes adequados, um pouquinho de paciência e o desejo de se cuidar e pronto: você traz de volta a beleza dos fios.
Por um fio
Está comprovado: o sol realmente é o fator mais prejudicial para os cabelos, principalmente quando se apresenta assim, forte, intenso, implacável. No verão, ele pode desestruturar as proteínas do fio e deixá-lo mais frágil , explica o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo.
Esse fator, somado ao sal do mar e ao cloro e cobre presentes na água das piscinas, piora tudo e pode mudar a cor das mechas, especialmente as loiras , lembra.
Agora, se elas já são secas normalmente, finas, tingidas ou até mesmo encaracolados, fique atenta ao alerta: esses tipos são os que mais sofrem no calor porque têm menos proteção natural, ao contrário dos oleosos, que produzem uma barreira contra as agressões externas.
O que não significa que esses últimos, os normais e os mistos (raiz oleosa e pontas secas) estejam livres dos estragos e que dispensem cuidados antes, durante e depois da estação. Para eles existem cosméticos específicos.
Tecnologia eficiente
No dia-a-dia a idéia de ter cuidado extra continua valendo. É preciso lavar com xampus e condicionadores adequados e de qualidade. E mais: Aplique máscaras de hidratação de uma a duas vezes por semana e use leave-ins diariamente , recomenda Ademir Junior. O secador, que ajuda a ressecar o fio por desidratação, deve ser usado com cautela. Uma vez por semana no máximo , sugere Bedin.
Lembre-se sempre de que o aparelho deve estar pelo menos a 10 cm de distância das mechas e em temperatura de morna a fria. Porém, caso você não tenha alternativa e precise usá-lo com freqüência, invista nos hidratantes capilares ou em produtos termoativados, que tornam o dano mais ameno.
Máscaras Personalizadas
Os cremes que hidratam, que são aplicados na hora do banho, merecem destaque no combate à desvitalização pós-verão e também diariamente. Caseiros ou industriais, eles ajudam a repor as substâncias perdidas e deixam os cabelos mais macios, bonitos e protegidos. Cada tipo pede uma opção diferente, com ingredientes específicos.
Os superdanificados, por exemplo, exigem as de hidratação profunda. Dependendo do grau de ressecamento, as aplicações devem ser feitas uma vez por semana. Quando a situação melhorar, elas podem ser espaçadas, feitas a cada 10 ou 15 dias , conta o cabeleireiro Eduardo Bueno, do Salone, de São Bernardo do Campo (SP).
Se preferir hidratar em casa, as máscaras devem ser aplicadas com a freqüência indicada pelo fabricante ou quando houver necessidade. Elas geralmente são utilizadas sobre os cabelos úmidos, depois de lavados, e permanecem de 10 a 20 minutos.
Algumas requerem touca térmica ou toalha aquecida durante o descanso, para que a alta temperatura ative os componentes. As instantâneas dispensam o calor e o tempo de ação é menor, de 3 a 5 minutos.
Se a idéia for utilizar a versão industrial, alterne a marca dos produtos para que não haja saturação. Se tiver muita proteína, pode deixar os fios opacos com o tempo , esclarece Eduardo.
Por isso, se você sentir que a hidratação está deixando eles pesados em vez de deixá-los bonitos e macios, a solução é trocar a linha. Em geral, as máscaras são bem toleradas pelo couro cabeludo.
Mas vale o alerta de Ademir Junior: Só há problema se a região tiver alguma alteração na pele, excesso de oleosidade ou se os resíduos não forem bem retirados. Isso pode piorar o quadro ou acarretar dermatites causadas pelo cosmético ou excesso de óleo .
Para realizar esse tipo de tratamento com a máxima segurança, veja a seguir os ingredientes mais indicados para cada tipo de cabelo. Para comprar corretamente, basta ler os componentes da fórmula no rótulo da embalagem:
- Crespos e secos: aminoácidos da seda, calêndula, ceramidas, colágeno, manteiga de karité e de abacate, proteínas do trigo, queratina, silicone.
- Oleosos: ácido salicílico, algas marinhas, aloe-vera, bétula, hamamélis.
- Ressecados: ceramidas, colágeno, elastina, óleos e extratos, pantenol, proteínas, silicone, vitamina E.
- Normais: algas, ceramidas, derivados de silicone e lanolina, pantenol, proteínas.
- Tingidos: aloe-vera, aminoácidos, ceramidas, lanolina, proteínas do trigo e de soja, queratina.
Direto da natureza
Anote algumas receitinhas caseiras que ajudam a trazer de volta o brilho e a maciez da cabeleira, sugeridas pelo dermatologista Valcinir Bedin:.
Secos: Ingredientes: ½ abacate, 1 clara de ovo
Modo de fazer: bata todos os ingredientes no liquidificador. Indicação: aplique sobre os fios molhados. Deixe por 20 minutos sob o efeito de uma touca térmica ou toalha morna. Repita 1 vez por semana.
Oleosos: Ingredientes: ½ abacaxi, 1 colher (chá) de óleo de amendoim ou de soja.
Modo de fazer: bata todos os ingredientes no liquidificador. Indicação: uma vez por semana passe a mistura sobre as mechas úmidas e deixe por 20 minutos.
Nomais: Ingredientes: ½ abacate, 1 clara de ovo
Modo de fazer: bata todos os ingredientes no liquidificador. Indicação: aplique sobre os fios molhados. Deixe por 20 minutos sob o efeito de uma touca térmica ou toalha morna. Repita 1 vez por semana.
Crespos: Ingredientes: 1 manga (grande), 1 clara de ovo.
Modo de fazer: bata os ingredientes no liquidificador. Indicação: passe a máscara nos cabelos molhados e mantenha por 20 minutos. Faça 2 vezes por semana.
Com química : Ingredientes: erva-cidreira (capim santo).
Modo de fazer: prepare um chá de infusão bem concentrado (sem colocar açúcar). Indicação: duas vezes por semana, faça o chá de erva-cidreira e jogue na cabeça durante o banho, após lavar com o xampu.
Fonte: Minha Vida - yahoo
Nenhum comentário:
Postar um comentário